O poder do co-branding

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A disputa por oportunidades de negócios e clientes pode, certas vezes, nos dar a impressão que estamos em uma selva. Por mais que pareça uma competição acirrada, é bem possível ver marcas trabalhando em parceria e o nome disso é co-branding.

Existem diversas formas de se fazer um bom co-branding, mas duas são mais comuns:
1) Marcas podem criar novos produtos e serviços que unam as características mais populares de cada uma;
2) Marcas podem vender produtos que já existem em um pacote.

A união de produtos pode criar novos produtos que beneficiam ambas as marcas. Essa forma de fazer negócios não é apenas criar um produto ou serviço incrível, mas sim uma maneira bem estratégica de alcançar metas de negócio. Por meio da parceria, seus produtos ficam conhecidos para fãs e clientes da outra marca e vice e versa.

Provavelmente, fora de uma parceria assim, você não seria exposto os clientes da outra marca.
Esse tipo de parceria pode ajudar a descobrir novas fontes de receita e, talvez, a aumentar uma área de vendas que você considere mais fraca pela localização, sazonalidade, demografia etc.

Imagine a seguinte situação: você tem uma sorveteria e fecha uma parceria de co-branding com uma doceria especialista em petit gateau. Você pode oferecer no inverno na sua sorveteria, sorvete com o petit gateau, enquanto a doceria, no verão, poderá vender o petit gateau com o seu sorvete. Ou seja, um problema de sazonalidade devido ao consumo do produto ligado ao clima foi resolvido por meio de uma parceria de co-branding! Um outro ponto positivo é que você pode aproximar consumidores que amam o petit gateau da doceria para explorar os seus deliciosos sabores de sorvete!

Como devo iniciar o planejamento do meu co-branding?

Para iniciar, analise quais marcas seriam boas parcerias para você, ou seja, marcas que possuam os mesmos valores e que atraiam um público similar ao seu. Procure fazer essas parcerias com concorrentes indiretos e não com concorrentes diretos. A doceria especialista em petit gateau não é um concorrente direto da sorveteria, mas os clientes podem optar por esses produtos juntos ou separadamente.

Escolhido o parceiro, analise as ofertas que podem ser oferecidas e o objetivo de ambos. Verifique se tudo isso está bem alinhado: observe os produtos que são conhecidos pela sua marca, quais são os principais benefícios e diferenciais. Como cada um dos serviços se complementaria? Os produtos não precisam se complementar fisicamente, como no exemplo da sorveteria e da doceria, mas eles devem funcionar juntos para oferecer valor mútuo para seus clientes. Se pergunte também se a outra marca ou serviço vai ajuda-lo a chegar mais perto do seu objetivo.

Quais tipos de produtos podem ser criados juntos?

Criar produto completamente novo? Combinar diferentes produtos em um? Ou oferecer produtos em uma embalagem promocional?

Decida qual modelo de co-branding encaixa-se melhor ao seu negócio. Certifique-se então que o resultado dessa junção se mantem fiel a sua marca. Fique atento se o parceiro pode ofusca-lo ou se seu negócio pode ser prejudicado com experiências ruis com esse parceiro. Por fim, saiba que a combinação visual desenvolvidos no co-branding devem ser em conjunto e ficar confortável para ambas empresas.

Vamos então para o passo-a-passo de um bom co-branding:

1- Defina seu publico, local ou época do ano onde é preciso aumentar as vendas
2- Faça um alista com os maiores benefícios ou diferenciais do seu produto/serviço principal
3- Verifique se os consumidores usam com frequencia o seu produto em conjunto com o de uma outra empresa
4- Coloque no papel a missão ou foco primário da sua marca
5- Defina valores da marca ao criar o guia de identidade visual
6- Definia o público-alvo
7- Analise concorrentes indiretos com publico similar
8- Desenvolva sua proposta de co-branding e apresente ao seu mais novo parceiro de co-branding

Agora que você já sabe o que é co-branding, que tal começar a pensar em novas parcerias que envolvam benefícios mútuos que complementam estrategicamente o seu negócio?

Fonte de referência: Primer

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